Dicas - Debutante

                        Dicas de Debutante !




Dicas para o Début
As mães afoitas, correm atrás dos preparativos para deixar sua bela pricesa mais bela nesse dia.
Debutar é ver menina bonita, deixar vestido de chita, tirar do cabelo a fita.Vestir vestido encantado de baile, todo enfeitado, com as cores dos sonhos lindos. E, em seus olhinhos, sorrindo, vestir poesia inocente, vestir poesia que sente nos versos que o coração da menina-flor botão não é mais de uma qualquer. Pois a noite debutante transformou naquele instante flor-menina em flor-mulher.

E as mães, afoitas, correm atrás dos preparativos para deixar sua bela princesa mais bela nesse dia. E como as coisas mudaram desde aquela fase dos anos dourados (1950-60), eternizados pelos lindos bailes de debutantes, quando a menina-moça descia uma escada em curva, em belo traje de gala, e era recebida com exclamações dos presentes e dos príncipes encantados que aguardavam o momento mais esperado: a hora da valsa.
Como diz o especialista em diversos tipos de cerimoniais, Edson Tauhyl, há partes do cerimonial mais tradicional que estão quase abolidos, como a boneca e o sapato. "Existem algumas mães e debutantes que querem, (afinal a festa é delas), a troca dos vestidos podem ser dois e não três. Só se a debutante faz mesmo questão. São muitos os detalhes, e tudo vai depender do estilo de evento escolhido, para fazermos as adequações", explica. O próprio perfil da família influi na escolha da festa, como lembra Edson Tauhyl.
A dupla de cerimonialistas Rebeca Cassab (cerimonial) e Vera Rocha (organização), aponta que, hoje em dia, a liberdade predomina entre os jovens que buscam alternativas criativas, muitas até inusitadas, para diferenciar sua festa das outras, como é o caso das festas temáticas que predominam na escolha: havaianas, anos 60, medievais, máscaras, mexicanas, mil e uma noites, safári africano, hollywoodianas, entre outras. Mas uma coisa é certa, as festas de debutantes mais tradicionais, com direito a valsa, 15 casais, e velas, ainda não ficaram totalmente para traz, não, como afirmam as especialistas.
"O cuidado e os detalhes podem ser comparados aos preparativos de uma festa de casamento. O ideal é que a festa seja planejada com, no mínimo, uns três meses de antecedência e muitas vezes, dependendo do tema, a organização pode começar até um ano antes", comenta Rebeca.
DICAS COM QUEM ENTENDE
Respeitando o gosto dela
Para as organizadoras de festas, Rebeca e Vera, o mais importante é que o sonho da menina, quase mulher, seja realizado, por isso é fundamental deixar que ela participe de todas as etapas, desde a escolha dos convites, até o vestido que usará no dia.
As inovações não ficam apenas nos temas, ou no tipo de música. Os cardápios também passaram a atender muito mais ao gosto dos adolescentes, incluindo quitutes que normalmente não eram servidos nesse tipo de festa como mini-pizza, mini-sanduíches, tacos, crepes e, também, quitutes japoneses (sushis, sashimis). Muitas vezes são oferecidos dois tipos de cardápios, um para os adolescentes, outro para os adultos. As lembrancinhas e os convites também são alvo da criatividade dos adolescentes que buscam sempre alternativas inusitadas. "Quanto às atrações da festa como bandas, artistas famosos (em geral para dançar a valsa com a debutante) são freqüentes, claro, mas tudo vai depender do orçamento da festa, pois quanto mais elaborada, com diversas atrações, mais cara vai ficar", aponta Vera Rocha.
Dica especial das especialistas: "Neste momento a mãe deve lembrar que a festa está sendo feita para realizar o sonho da filha e não o dela (como muitas vezes acontece").
Organizando uma festa perfeita
Quando o cliente chega num Buffet como o Tôrres, que possui tradição e inova a cada momento para se manter antenado nas novidades, porém sem perder a classe, é comum que a mãe venha com a filha, e tenha idéia de alguns profissionais. "Ma a maioria não tem", diz Luiz Gustavo Pirôllo, gerente da casa. E, a partir da locação do espaço, entra a figura do promoter que estará acompanhando tudo que for necessário para que a festa aconteça do jeito que foi encomendada pelos pais e desejada pela debutante. No caso do Buffet Tôrres, não se costuma fazer pacote, incluindo profissionais que trabalham para a casa. "O que fazemos é indicar, quando eles não têm, e alertar para casos que possam ter ocorrido com determinado profissional", explica Luiz Gustavo.
É a fase da organização, que muitas vezes começa com um ano e meio de antecedência (convites, lista de convidados, escolha dos vestidos, das 15 amigas e amigos, do príncipe etc), que vai dar o toque próprio da festa. Hoje em dia, confirmam os especialistas e Luiz também, há muito que não se vê a troca de bonecas e a parte do sapato. "Há 30 anos atrás, debutavam juntas, 15 meninas. Hoje, elas são apenas figurativas e acompanham uma aniversariante. Aliás, a festa de debutante de agora, mesmo com a parte tradicional, está mais com jeito de balada jovem, de festa de aniversário. Há o momento para os pais, e o momento para o jovem.
Outro dado interessante é que uma festa de debutante, muitas vezes, pode sair mais cara do que um casamento completo.
Na parte de execução, Luiz explica que a festa é feita para dar certo. "Não tem como repetir a festa, se der errado". Por isso é importante checar se tudo foi providenciado e contar com profissionais gabaritados. Tal como um relógio suíço.
O esquema do Tôrres é oferecer o coquetel de entrada, para a recepção dos convidados, numa ala separada de onde a debutante vai aparecer para a valsa. Nesse momento, ela veste o primeiro vestido. Há um som ambiente, e pode acontecer a Fun Photo, ou caricaturas dos convidados que vão chegando. Abre-se o salão, já todo preparado para a festa, e a debutante reaparece, depois de ser preparada pelo cabeleireiro e fazer a segunda troca de vestido. A cenografia pode ser uma escadaria, ou até mesmo um elevador suspenso, com um foco especial de luz para a entrada triunfal da debutante. Raios laser com o nome dos casais que vão chegando na pista, vão sendo projetados. Hoje é comum usar tela de plasma também, com a projeção de um clip da debutante. Eles caminham até o local da vela, acendem uma a uma e vão se posicionando na pista.
O pai vai até a filha para recebê-la. Até essa parte, é muito comum de se ver em grande parte das festas.
Depois, tudo gira em torno de um momento muito pessoal, tendência forte nas festas de hoje. Os meninos e meninas do cerimonial são amigos da debutante. Seu namorado é o príncipe. "A parte de alimentação está adaptada para atender basicamente dois grupos: os adultos e os jovens. Para estes, preparamos ambientes mais descontraídos, com lounges, e uma forma de eles se servirem por conta própria", comenta Luiz Gustavo.
O mais importante, para um profissional como Luiz, que sempre se emociona na parte das homenagens, é que todos os convidados e, em especial a debutante, estejam alegres e bem, porque uma festa é isso. É para celebrar momentos especiais.
Luiz Gustavo dá dicas importantes: "Com o bolo na pista para o corte e Parabéns, e os 15 casais já posicionados para as valsas, o mestre de cerimônias chama os pais. É uma forma de não ficarem ali, parados à toa na pista. Procure um DJ antenado com o que os adolescentes estão ouvindo. A balada fica mais do gosto deles. A lista de convidados na entrada é um item que não pode ser esquecido".
Seqüência tradicional
Zanoni, do Príncipe de Honras, explica que na festa de 15 anos, são muitos itens a se considerar. Basicamente, a festa é dividida em três partes, dentro do que se entende como um cerimonial tradicional, como mostra a seguir.
1ª parte:
-recepção dos convidados
-coquetel e jantar, com som ambiente
-ajustes finais com o cortejo de honra, e troca do segundo vestido
2ª parte:
O cerimonial dos 15 anos (leia logo abaixo)
3ª parte:
Início do Baile
Como deve ser um Cerimonial de 15 anos: (Tradicional)
1 - Abertura do cerimonial
2 - Entrada do cortejo (familiares)
3 - Entrada dos Príncipes para apresentação
4 - Entrada das Damas de Honra
5 - Entrada da Aniversariante
6 - Recepção pelo seu Príncipe de Gala
7 - Entrega da jóia - anel - colar – pulseira (geralmente feita pelo pai ou avô)
8 - Troca do sapato (opcional)
9 - Passagem da boneca (opcional)
10- Telão (retrospectiva da vida da debutante)
11 - valsas:
a) 1ª com o Pai
b) 2ª com avô - padrinho - irmão - ou tio (a escolher)
c) 3ª Com seu Príncipe, para apagar as 15 velas
12 - Parabéns
a) corte do bolo
b) brinde com champanhe
13 - Homenagens
a) buquês (avós, madrinha, tias, mãe do namorado)
b) arranjos de flores - textos ou músicas
14 -Entrega das lembrancinhas:
a) para os casais que dançaram a valsa
15 - fotos
16- Início do baile / balada
Esse é, segundo Zanoni, o verdadeiro Cerimonial dos 15 anos Tradicional. Hoje, com o cerimonial moderno, há uma mescla do tradicional com uma festa típica de adolescentes. Há casos em que a balada começa, em geral, desde o início, ou após o jantar e a valsa.
Saindo do lugar comum
Para Wanderley Camarneiro, o Foca, cobrir festas, debuts, casamentos e aniversários há mais de 30 anos é, além de profissão, missão de fazer o melhor, de buscar novidades e dar ao cliente a certeza de um serviço de qualidade. Para ele, é necessário fazer um acordo com a filha e a mãe para que as fotos e as filmagens, que são o grande registro de um momento único na vida, não virem um "mico", como diz. "Nessa idade, elas se envergonham fácil com o que o colega vai falar ou achar. Então, o melhor, é evitar muita pose com a família, fora de hora. Aproveitar o início, quando a festa não começou, na hora da recepção, é a melhor hora. "Além de ser um momento de aprendizado social da menina em recepcionar seus convidados, é um tempo parado, de cumprimentos, e dá para se tirar as famosas fotos de poses que a família tanto gosta", explica Foca.
Uma de suas grandes tiradas para o début é o jornal ‘Delight’ produzido com exclusividade, enquanto rola a festa. "É um jornal que é feito no meio do evento", explica. Quando os convidados vão embora, recebem um exemplar com a cobertura fresquinha ainda, da festa. Haja criatividade!
Foca recomenda: "se der pra começar o baile antes da meia-noite para não atrapalhar a balada, melhor. Assim, eles curtem mais e podem ficar mais tempo na festa, sem os pais ficarem ligando desesperados para ir buscá-los às duas da manhã".
Dicas da Debutante Acontece:
-O coquetel na entrada é uma forma de os convidados irem degustando e bebendo algo, enquanto aguardam o grande momento da debutante.
-Na hora de acender as velas, estas são acesas pela chama da vela central, que foi acendida pela mãe da debutante. Cada casal vai entrando ao som de algum trecho de música significativo para cada um.
-Depois da terceira valsa, os demais convidados são convidados a dançar. As valsas vienenses são as mais executadas, entre elas, as eternas Valsa das Flores, de Tchaikovsky, Valsa do Imperador, Danúbio Azul e Contos dos Bosques de Viena, de Johann Strauss II.

10 Dicas para o seu aniversário....




Confira nossas 10 dicas sensacionais para fazer bonito na sua festa!


A iluminação fica por conta da experiência dos profissionais e de acordo com o momento da festa. Não se preocupe. Porém, o Dj e o som, você precisa guiar; dar algumas coordenadas, afinal, cada um tem um gosto musical. Por isso, é preciso que você diga o que quer ouvir na sua festa e, sobretudo, aquilo que NÃO quer ouvir, faça sua playlist e capriche na animação, só não se esqueça que você tem horas de festa pela frente... Depois, imagine: você ficou de 1 à 2 anos planejando a sua festa e não tem nenhuma foto ou imagem em vídeo legais desse momento?! Isso não pode acontecer; se preocupe com isso e escolha bem a sua equipe de foto e filmagem, procurando profissionais conceituados e com bons anos de mercado. Essa é a melhor opção. Não se esqueça de chamar os "padrinhos de primeira" para sua comemoração, sem eles, a festa não é a mesma e com eles a animação é garantida. E na hora da balada, também use e abuse de mágicos, performances, shows especiais e adereços como óculos, máscaras, perucas, tiaras, cartolas, gravatas, colares e tudo que a sua imaginação quiser, inclusive carrinhos de sorvetes com picolés de fruta à vontade. 

Tire suas dúvidas mega dica

Aproveitar uma superfesta com tudo o que ela tem direito exige cuidados especiais que precisam ser providenciados muito antes do momento em que o baile começa.O planejamento pode ser feito por pessoas da própria família, ou, então, por uma equipe com experiência em organização de eventos, o que pode poupar muito trabalho e preocupações, já que o time profissional conta com a experiência adquirida anteriormente. Independentemente de quem organiza, para o resultado ser perfeito, é preciso começar os preparativos com cerca de um ano de antecedência. Assim, haverá tempo disponível para que todos eles recebam a atenção necessária e a comemoração transcorra da maneira como foi imaginada pela aniversariante.


"A festa de debutante é, antes de tudo, a realização de um sonho", afirma Lizette Chiavegatti, consultora do Sunset Buffet. "Por isso, o mais importante é a aniversariante conseguir transmitir para todos os envolvidos o que deseja para este dia. Só assim o baile pode se aproximar do que ela havia imaginado anteriormente", explica. E é a partir disso que começa todo o planejamento. "O ideal é que a comemoração tenha a cara da 'dona' e, para tanto, definir o estilo da festa é o passo mais importante. Depois, é necessário ver como será a realização da proposta e a sua adequação ao orçamento da família",completa Lizette.


Por onde começar


Com uma prévia da comemoração organizada, é preciso estabelecer uma ordem de prioridades para que as primeiras providências possam ser tomadas. O planejamento deve começar a partir da reserva do local onde será realizado o baile", ensina Helenice Brunhara, consultora do Atelier Helenice Brunhara Eventos. Isso porque, partindo do local escolhido, todo o restante da festa começa a tomar forma e pode passar a ser estruturado com mais eficiência, A opção por uma celebração mais tradicional, com damas, cavalheiros de honra e cerimonial, merece um pouco mais de atenção que as no estilo "balada" - quando a aniversariante promove uma noitada com a turma de amigos, normalmente em uma boate -, já que são muitos os detalhes a serem acertados. "Depois que o espaço estiver reservado, os outros serviços, como música e buffet, devem ser marcados quase que simultaneamente", ensina Erida Stancatti, consultora da Supreme Convites. "Dessa forma, fica mais fácil evitar que um fator comprometa todo o resto", conclui Nesta hora, busque o máximo de informações sobre os serviços do profissional - veja fofos, peça referências e até uma demonstração do trabalho para ter  a certeza de que não haverá imprevistos No coso do buffet, tenha sempre o indicação de quem já realizou uma festa semelhante para não correr riscos Outro cuidado simples, mas que pode evitar muitos probleminhas, é não deixar de fazer uma degustação do cardápio escolhido antes mesmo do fechamento do contrato. Os bons prestadores de serviço não se negam a oferecer esta garantia. Na hora de optar entre as várias bandas e Djs, tenha em mente que este é um dos serviços que mais faz a diferença em um evento desse tipo. Verifique o estilo de música que mais agrada a maioria dos convidados e dê um peso maior a ele, mas sem esquecer dos outros. O ecletismo é o segredo para que todos saiam satisfeitos da comemoração. Assim como o serviço de buffet, é fundamental buscar referências sobre a equipe que vai cuidar da música do baile. Os DJs interativos, que participam e animam a festa, são uma alternativa moderna, que agrada bastante. Procure acertar todos os detalhes- o tempo que a banda vai tocar, os intervalos previstos, as condições oferecidas para a complementação do serviço caso a festa se estenda, quantidade de músicos envolvidos e até a forma de pagamento - antes de fechar o contrato. Se necessário, negocie os pontos que não estiverem de acordo com o que foi imaginado e só depois confirme a contratação. Essa é uma forma mais segura de garantir que tudo será cumprido conforme o combinado.
Por último, procure apresentar a equipe da organização¬- músicos, responsáveis pelo buffet e, caso haja, cerimonialista antes da festa começar e deixe-os à vontade, já que o resultado final do planejamento, que é o      interação entre todos os serviços, é o que faz a festa ficar memória.


Detalhes que fazem a diferença


Com a base a cerimônia definida, chega a hora de acertar os detalhes. Os convites, por exemplo, têm um peso bem  maior do que o imaginado na hora de compor o kit-festa. "É a partir dele que os convidados vão ter uma prévia do que esperar da ocasião. Um modelo em papel prateado e com cores cítricas, por exemplo, já indica que provavelmente o evento não vai ser  tradicional", afirma Érida. A dica, então, é criar uma unidade entre os elementos, sempre de acordo com o gosto da aniversariante. Isso inclui desde os convites até a decoração, passando pelos vestidos - o de antes da meia-noite e o da hora da valsa - até a produção de cabelo e maquiagem.
O figurino, aliás, precisa ser escolhido com cerca de quatro meses de antecedência, para que possa ser reservado - no caso de aluguel - ou confeccionado por uma costureira de confiança. Em uma festa tradicional, é preciso providenciar um modelito para antes da meia-noite, mais leve, e outro para a hora da valsa, que pode abusar de brilhos e conter uma pitada de ousadia. Cerca de dez dias antes da festa, faça a última prova, para que os ajustes sejam feitos bem próximos à data do evento e o modelo fique impecável no corpo.
O cerimonial, nome dado á seqüência dos acontecimentos da festa, é uma das partes mais importantes no caso de uma comemoração tradicional. Como o baile normalmente começa por volta das 22 horas e o ponto alto acontece em torno de meia-noite, quando a debutante entra para a hora da valsa, é preciso ocupar os convidados com propostas interessantes e divertidas, para evitar que a festa perca o ritmo antes mesmo de iniciar. Para tanto, programe uma lista com a seqüência dos acontecimentos previstos para a ocasião - podem ser homenagens, apresentações, depoimentos ou mesmo uma surpresa. Dessa forma, é possível distribuir melhor o tempo de duração de cada um deles e fazer com que a comemoração seja natural e prazerosa para todos.


Atração à parte
Antes que a pista seja oficialmente aberta, a festa pode contar com alguns detalhes que divertem os convidados. Uma tenda de época, por exemplo, onde se disponibilizam trajes e ambientação especiais, pode ser montada em um espaço à parte e garantir bons momentos aos amigos da aniversariante. O mesmo efeito também é obtido quando um caricaturista fica à disposição dos convidados para ilustrar o álbum de recordação. Bartenders especializados, que fazem malabarismos com coquetéis coloridos e não-alcoólicos, e animadores que distribuem óculos coloridos e pulseiras de neon, entre outros apetrechos, também contribuem para que o evento fique descontraído e inesquecível. Outras idéias podem partir de amigos ou de uma das empresas fornecedoras de serviços para a festa, bastando apenas que as intenções e o orçamento sejam compatíveis.


Guardando boas lembranças


Para que este momento não fique apenas na memória, a cobertura de foto e vídeo também deve contar com profissionais de qualidade, que tenham um bom portfólio e experiência em trabalhos deste tipo. Ultimamente, o fotojornalismo e o videojornalismo, estilos que procuram captar as imagens de forma espontânea, sem poses, têm sido os mais procurados entre as debutantes, por criar um belo efeito de naturalidade. Uma boa dica? Não deixe de levar a sua própria câmera, já que nem sempre o fotógrafo que estar por perto naquele momento especial que merece ficar guardado.
Por fim, para o sucesso ser total, também é fundamental escolher bem a data da festa, para que feriados ou a época de férias e fim-de-ano não façam com que os convidados deixem de comparecer. Muitas meninas optam por comemorar o aniversário até um mês depois da data real para não perder algumas presenças queridas que poderiam não estar presentes. Estude o seu caso e veja se vale a pena realmente manter a data original. Adiar um pouco o evento pode servir até para criar mais expectativa e garantir um tempinho precioso para que todos os detalhes, sejam acertados e deixar a festa ainda melhor. Com tudo pronto, só aproveitar. Feliz Aniversário!


O plano de ação




1 – O local de festa: a escolha depende do gosto da aniversariante e do tamanho do local. Faça uma lista prévia de convidados e veja se o lugar consegue acolher todos com conforto. Com o espaço escolhido e reservado para a data certa, todas as outras providências já podem ser tomadas. É bom lembrar que esse é o passo que vai definir todo o estilo da comemoração. Portanto, se a sua intenção é fazer algo mais tradicional, escolha um Buffet, por exemplo. Mas se for uma “balada” para os amigos, pesquises várias boates.


2 – O tema ou estilo: os eventos temáticos têm tido grande procura e conseguem criar um clima de expectativa maior entre os convidados, já que eles também precisam se preparar para o evento. As festas à fantasia, ou que privilegiam alguma década passada, costumam ser muito bem recebidas. Mas, se a idéia é manter o clima de “début”, prepare 15 amigas como damas-de-honra e 15 amigos como cavalheiros.


3 – O Buffet: Procure a orientação de pessoas que já fizeram alguma festa de maior porte para escolher o serviço adequado. A indicação de quem já conhece a empresa costuma ser uma garantia mais importante até do que a fama de um nome no mercado


4 – As músicas: este serviço deve ser providenciado quase que simultaneamente ao bufett. Vale destacar ainda que o segredo de uma festa animada está na música, afinal, quando ela é boa, mantém os convidados dispostos a movimentar o ambiente. Peça referências ao profissional e entre em contato com a pessoa que a contratou anteriormente para saber realmente se será um bom negócio. Fique atenta aos serviços diferenciados oferecidos hoje, como o DJ interativo, que se mistura às pessoas e acaba as aproximando. Para todos os casos, estude bem o repertório e procure mantê-lo eclético, para que todos possam se divertir com o estilo que mais lhe agrada.


5 – O convite: antes mesmo de chegar ao local, os convidados já saberão qual será o clima de festa com ajuda do convite que terão recebido cerca de quatro semanas antes. Portanto, cuide para que ele seja o mais fiel possível ao estilo escolhido para a comemoração. Abuse dos papéis diferentes e das cores cítricas, que estão em alta. As debutantes mais tradicionais também contam efeitos novos, como a possibilidade de acrescentar fotos como fundo do papel, por exemplo.


6 -  O vestido: o gosto da aniversariante e seu estilo pessoal entram em cena para que a produção fique perfeita. O modelo branco é o mais tradicional, mas tons pastel também cumprem muito bem a função de deixar a debutante impecável. Escolha cores diferentes para os casos em que a cerimônia tem duas partes, um para antes da meia-noite e outro para a hora da valsa. Para as festas em estilo “balada”, opte por modelos mais modernos, que valorizem o tipo físico.


7 – A decoração: parte importante do evento, ela vai indicar o grau de formalidade da festa. Este item costuma ser apresentado em um pacote, com o Buffet. Caso prefira contratar outro fornecedor ou tomar pessoalmente as providências necessárias, cuide disso enquanto fecha os outros serviços ou com, no mínimo, cerca de cinco meses de antecedência. Arranjos de flores, enfeites nas mesas, lembrancinhas para os convidados – tudo isso precisa estar de acordo com o clima pretendido. Para uma festa tradicional, tons claros que criam um clima romântico são boas opções para investir. Para quem quer fugir do comum, uma iluminação especial, por exemplo, pode fazer a diferença. Não se esqueça de que o bolo é parte importantíssima deste item.


8 – Cabelo e maquiagem: é fundamental escolher um bom profissional para produzir a debutante no dia da festa, já que tudo precisa estar perfeito alguns salões oferecem o serviço de “dias da debutante”, que cuida da produção e promove um dia extra de relaxamento enquanto os últimos detalhes da festa são acertados.


9 – O cerimonial: Tudo o que vai acontecer na comemoração, desde a chegada dos convidados, a distribuição do Buffet, as homenagens aos pais, até a hora da valsa e a abertura da pista de dança, deve ser programado com antecedência. O andamento da festa depende de uma boa seqüência , que não seja cansativa, para que os convidados não fiquem entediados enquanto aguardam a hora da valsa.


10 -  A cobertura de fotógrafos e cinegrafistas: no final da festa, são as fotos e o vídeo que vão imortalizar o acontecimento. Portanto, procurar bons fotógrafos e cinegrafistas, que tragam amostras e referências de seu trabalho, é um passo importante para garantir que o baile não fique registrado apenas na história.


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bjos bjos bjos.



Dicas


Completar 15 anos é mais que especial. É inesquecível!
É a chance de fazer a festa dos seus sonhos. A balada da sua vida. A balada de Debutantes da sua vida.

DICAS PARA DEBUTANTE OU FESTA DE 15 ANOS


Uma tradição antiga que mantêm seu charme nos tempos modernos, a festa de debutante, ou aniversário de 15 anos, era organizada com o propósito de em meio a danças, saraus e valsas, apresentar pela primeira vez a moça à sociedade.

Nos dias atuais o foco da festa de debutante se concentra na transição de idade, conservando o sonho, a beleza e o encanto desse momento.

Completar 15 anos além de ser um aniversário especial representa um marco na vida de toda adolescente. Embora algumas troquem o baile de debutante por outros presentes ou viagens, a grande maioria conserva o sonho de encarnar o papel de princesa.

Planejamento, bom gosto e criatividade. Esse é o segredo que garante o sucesso da festa de debutante que, informal ou tradicional, deve seguir o estilo da aniversariante. Ao planejar, personalize.

Despojada ou chic, romântica ou radical. Para cada debutante um estilo. A personalidade, preferências e gostos pessoais permititirão estabelecer um estilo próprio para toda a organização, festa e cerimônia. Repertório, valsas, criação do texto, entre outros elementos que compõem um cerimonial ganham com isso força, sincronia e emoção.

Defina um orçamento e cerque-se de profissionais que possam por em pratica tudo que você idealizou. São muitos detalhes a serem vistos: decoração, espaço onde será realizada a festa, som e iluminação, vestidos, filmagens, fotos e quanto mais cedo começar melhor será o resultado final.

Cerimonial
A estrutura básica de um roteiro de cerimonial para 15 anos consiste na entrada da debutante, despedida da infância, primeira valsa, homenagens, coreografia e encerramento.Nos dias atuais a criatividade permite desde a estilização, com cerimônias temáticas às mais informais onde o roteiro é planejado de acordo com o cotidiano da adolescente.Recomendo sempre a contratação de um profissional capacitado á organizar a Cerimônia, fazer os ensaios e acompanhar todos os detalhes da Cerimônia que seria o Cerimônialista ou Mestre de Cerimônia.